sábado, 28 de dezembro de 2013

Trabalhar em Casa - Dicas

Trabalhar em Casa - Dicas

Com taxas de desemprego cada vez mais altas, são muitos aqueles que optam por uma actividade Freelancer e que fazem da sua casa o seu próprio escritório. Para a maioria das pessoas que pretendem trabalhar a partir de casa e que estavam habituadas a cumprir horários e objectivos, a maior dificuldade é organizar o seu trabalho e aumentar a sua produtividade. Como tal, aqui ficam algumas dicas para contornar esses problemas:

1 - Estabeleça um horário

Para garantir que consegue apresentar propostas a tempo aos seus clientes, convém que mantenha um horário fixo de trabalho. Respeite-o como se trabalhasse numa empresa para um patrão.

2- Tenha um espaço próprio de trabalho

Arranje um cantinho na sua casa para instalar a sua secretária. O espaço deve ser exclusivamente para si e não deve ter qualquer tipo de distracções.

3 - Evite andar de pijama!

Se ainda trabalhasse na sua antiga empresa apresentava-se de pijama ou de fato treino no local de trabalho? Provavelmente não. Como tal, em casa deve adoptar a mesma postura de modo a não diminiuir o ritmo de trabalho e não se sentir demasiado na zona de conforto.

4 - Estabeleça objectivos a curto prazo

Uma das maiores dificuldades dos trabalhadores autónomos é sentir a mesma pressão que sente numa empresa e a melhor forma para contornar esse problema é estabelecer pequenos objectivos como por exemplo: "Até ao fim do mês tenho que vender X produtos", "No próximos 15 dias tenho que angariar mais parceiros de negócios", "Preciso renovar a minha carteira de clientes no próximo trimestre".

5 - Não adie tarefas

Adiar trabalho para ir às compras ou até ficar um pouco mais na cama pode revelar-se perigoso. Perder um dia de trabalho poderá dar azo a atrasos e a perda de ritmo de trabalho fundamentais para quem trabalha para atingir um determinado fim.

6 - Mantenha o contacto com amigos

Este é sem dúvida o maior problema para a maioria dos freelancers. Trabalhar em casa poderá levar a que se torne um pouco mais solitário. Uma das maneiras de contornar este problema é manter contacto com amigos ou ex-colegas de trabalho. Poderá até alargar a sua rede de contactos, bem como divulgar os seus servicos a terceiros.


Bizzarru Facebook

Reacções:
Blog Widget by LinkWithin