quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Alexa Rank - Como funciona e o que é

Alexa Rank - Como funciona

O que é o Alexa Rank?

O Alexa é um serviço da Amazon que disponibiliza informação sobre o volume e fontes de tráfego, número de backlinks, dados sobre os visitantes, bem como palavras-chave com maior impacto de um website. Apesar de o Alexa não ser 100% credível, ainda é bastante utilizado como "medidor" por muitas empresas e webmasters. Tal como o Page Rank, o Alexa Rank serve como medida de avaliação de uma página na internet e como é óbvio se essa se encontra bem classificada, significa que esta gera muito tráfego e como tal tratar-se de um site muito valioso.

Porquê utilizar o Alexa?

Como já foi referido anteriormente, muitas empresas utilizam o Alexa como ferramenta para medir a popularidade e volume de tráfego dos websites, pelo que uma boa classificação pode originar uma boa quantia em dinheiro, porque muitos anunciantes procuram sites populares com elevado Page Rank e com uma boa classificação no Ranking Alexa, de modo a fazer publicidade aos seus projectos. Por exempo, os sites ReviewMe e SponsoredReviews usam o Alexa como fonte de medição e quantia que pagam varia consoante o Alexa Rank.

Como funciona o Alexa Rank?

No Alexa podes verificar quais são os sites mais visitados e mais bem classificados na internet a nível nacional e internacional e essa classificação baseia-se sempre no tráfego gerado nos últimos três meses. Apesar da quantidade de visitas que um website recebe ser o factor mais importante, podes sempre melhorar a classificação do teu site instalando a Alexa Toolbar, porque quanto maior for o número de visitantes do nosso site que tenham a Alexa Toolbar instalada no seu browser, melhor será a classificação do site no Alexa.

Outra forma de melhorar o ranking é instalar os Widgets de forma a dar a conhecer aos nossos leitores que o nosso site é bem classificado e cada vez que alguém clicar no widget será mais um ponto a favor.



Além da barra de ferramentas e dos widgets, fazer um artigo como este a explicar o que é o Alexa também ajuda a subir uns pontinhos na classificação. Por fim, deves também reclamar o teu website (claim site) e para tal basta inserir um pequeno código HTML no código fonte do teu website de modo a confirmares que és o dono.

Se gostaste deste artigo considera em assinar a Newsletter.

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Sobre o Autor:
Adicionar caixa sobre autor no rodapé dos posts Facebook | Twitter | Google +

João Paulo Gramacho é o criador do Bizzarru.com onde escreve artigos sobre como ganhar dinheiro, dicas para blogs e técnicas SEO. Além de Webmaster também é licenciado em Química pela Faculdade de Ciências das Universidade de Lisboa.
Reacções:
Blog Widget by LinkWithin