sábado, 4 de agosto de 2012

Contadores de Visitas - Análise em Tempo Real

Contadores de Visitas - Análise em Tempo Real

Todos os proprietários de blogs gostam de analisar o número de visitantes, bem como conhecer a origem das visitas que recebem e como tal, inserir um contador de visitas no blog é uma tarefa indispensável para qualquer webmaster que se preze. Existe um sem numero de websites que prestam este serviço de modo simples, eficiente e gratuito, mas antes de passarmos à lista de sugestões para os melhores contadores de visitas é importante saber algumas definições de modo a conseguirmos analisar todos os dados sobre quem nos visita.

A analise do tráfego de um website vai mais além do número de visitantes e pageviews, pois outras variáveis como a origem do tráfego (directo, referência e orgânico), tempo de permanência numa página e taxa de rejeição permitem acompanhar o crescimento e desempenho de um website, bem como o avaliar o comportamento do visitante. Normalmente visitas de curta duração correspondem a elevadas taxas de rejeição e estas podem significar que a informação não é a que o visitante procura ou que não é suficientemente interessante/atractiva para o leitor. No que diz respeito à origem do tráfego existem três categorias:
  1. Directo - Corresponde a uma visita em que o visitante digita o endereço do website directamente no browser.
  2. Referência - Consiste numa visita proveniente de um link presente num outro website e que aponta para o teu.
  3. Orgânico - Corresponde a visitas provenientes dos motores de busca como o Google e Bing.
A colecção de toda esta informação permite-nos realizar uma auto-avaliação e verificar em que aspectos é que o nosso website está a falhar ou a ser bem sucedido em relação aos objectivos que cada um se auto-propõe.

Quais os melhores serviços para análise do tráfego em tempo real?

  1. Google Analytics
  2. Sitemeter
  3. Histats
  4. Woopra
  5. Statcounter
google analytics logo

Todos estes estes serviços permitem um acompanhamento em tempo real bastante satisfatório e todos eles (excepto Google Analytics) podem ser incorporados  e consultados dentro do próprio website. No entanto, a ferramenta que mais se destaca e que permite uma melhor monitorização dos dados estatísticos dum website é sem dúvida o Google Analytics, pois possui inúmeras opções que permitem determinar:

  • Qual a origem dos visitantes ( motores de busca, campanhas de email marketing, redes sociais, entre outros).
  • Quais as campanhas de publicidade que originam melhor retorno.
  • Quais as páginas onde os visitantes interagem menos e abandonam o site.
  • A interactividade do website através do tempo médio de visita, páginas visitadas, downloads, registos em newsletters, adição de produtos ao carrinho de compras, entre outros.

Outras Funcionalidades do Google Analytics

  • Analytics intelligence: Monitoriza relatórios e envia alertas automaticamente sobre alterações nos padrões de dados.
  • Segmentação Avançada: Isola e analisa subconjuntos do tráfego com um criador de segmentos rápido e interativo.
  • Personalização Flexível: Fornece dados organizados na forma que tu desejas, com relatórios e variáveis personalizadas e uma API de acompanhamento flexível.
  • Metas: Permite avaliar as metas de teu site em comparação com os limites definidos por ti..
  • Ferramentas Análise Avançada: Realiza análises avançadas de dados com tabelas dinâmicas, filtragem e várias dimensões. Permite ainda descobrir novas tendências e ideias com as visualizações do gráfico de movimento.

Se gostaste deste artigo considera assinar a Newsletter.

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Sobre o Autor:
Adicionar caixa sobre autor no rodapé dos posts Facebook | Twitter | Google +

João Paulo Gramacho é o criador do Bizzarru.com onde escreve artigos sobre como ganhar dinheiro, dicas para blogs e técnicas SEO. Além de Webmaster também é licenciado em Química pela Faculdade de Ciências das Universidade de Lisboa.
Reacções:
Blog Widget by LinkWithin