segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como Fazer Compras na Internet

Fazer Compras na Internet

Por conhecimento de causa, sei bem que para muitas pessoas fazer compras pela Internet ainda é um "bicho de sete cabeças". Os motivos para que muitos evitem este tipo de transacção são vários:
  • Insegurança em fornecer dados pessoais.
  • Falta de conhecimento
  • Muitos julgam que nas compras online não existem devoluções/trocas.

Para os mais desconfiados, não há que ter motivos para sentir insegurança, pois todos os sites (credíveis) de compras pela internet possuem ligações seguras e os dados que fornecemos são encriptados. No entanto, nunca é demais ser prudente.

Dicas para efectuar compras seguras na Internet:

  1. Verificar sempre se o site possui ligação segura, ou seja, se tem HTTPS em vez de HTTP no browser.
  2. No caso de não conheceres o site faz um pesquisa no Google, de modo a obter algum feedback sobre o mesmo.
  3. Ler a política de privacidade (FAQ).
  4. Verificar se a loja virtual possui formas de contacto, tais como telefone, MSN, Skype, email, etc.
  5. Guardar todos os dados relativos à compra: preço, código de transacção, dados sobre o artigo, hora da transacção, etc, bem como não apagar nenhum email relacionado com a compra.

Efectuar compras pela Internet

Nos dia de hoje, a maioria das lojas online já possuem opções de pagamento, como por exemplo o Paypal ou Moneybookers, que excluem a necessidade de utilizar um cartão de crédito e que permitem realizar pagamentos electrónicos seguros. Se ainda não tens conta Paypal ou Moneybookers, vê aqui como criar uma conta paypal e como criar uma conta Moneybookers. As empresas que prestam este serviço de pagamentos online são imensas e todas elas utilizam um sistema de envio e recepção de dinheiro muito simples. No caso do Paypal, é muito fácil depositar dinheiro na tua conta, lê aqui o tutorial.

Outros Métodos de Pagamento Online


Além destas empresas de pagamentos online, existe ainda outro método de pagamento (o MBNet) bastante seguro que consiste na criação de um cartão de crédito virtual, no qual os dados fornecidos para pagamento são temporários.

O que é o MBNet?

O MBNet é um serviço desenvolvido pelo sistema bancário Português que permite realizar pagamentos online seguros. Tanto a adesão como a sua utilização são gratuitas e para aderir basta dirigires-te a uma Caixa Multibanco.

Como aderir ao MBNet?
  1. Dirige-te à Caixa Multibanco mais próxima e introduz teu pin.
  2. No ecrã inicial carrega em "Outras Operações" e depois em "Serviço MBNet".
  3. De seguida escolhe o teu Código Secreto.
  4. Depois se quiseres escolhe o montante máximo de compras por dia.
  5. No fim irás receber um talão com o montante máximo que indicaste e a tua identificação MBNet.
Se ainda tiveres dúvidas vê esta animação passo-a-passo: http://www.sibs.pt/pt/servicos/processamento/mbnet/demo/MBNET_demo.swf

Como utilizar o MBNet?
  • Após teres recebido o talão com a tua identificação, acede ao site http://www.mbnet.pt/ .
  • Acede à tua conta onde diz "Entrar".Onde diz "Identificação" insere a identificação que vem no talão da Caixa Multibanco e no Código Secreto coloca o código que te foi pedido (Alinea 3 da explicação acima).
  • Após entrares na tua conta, abrir-se-á uma janela com dados do teu cartão de crédito virtual. Os dados fornecidos são o Número de Cartão, Data de Validade e o CCV (Credit Card Verification).
Se gostaste deste artigo considera assinar a Newsletter.

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Sobre o Autor:
Adicionar caixa sobre autor no rodapé dos posts Facebook | Twitter | Google +

João Paulo Gramacho é o criador do Bizzarru.com onde escreve artigos sobre como ganhar dinheiro, dicas para blogs e técnicas SEO. Além de Webmaster também é licenciado em Química pela Faculdade de Ciências das Universidade de Lisboa.
Reacções:
Blog Widget by LinkWithin