segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que são Programas de Afiliados

Siglas CPL CPC CPa

Para quem ainda se está a iniciar em programas de afiliados ou para aqueles que no futuro pretendem trabalhar neste tipo de plataformas, é importante saber qual o significado de algumas abreviaturas e nomenclaturas usadas nesta área . Estas siglas ou palavras estão relacionadas com as formas de pagamento de comissões referentes a programas de afiliados. No entanto, antes de passar à identificação dessas siglas, vou explicar o que são programas de afiliados.

O que são Programa de Afiliados?


Um Programa de Afiliados consiste numa acção de marketing realizada por Websites/Empresas para divulgação dos seus produtos/serviços, através da contratação de Webmasters, para que estes divulguem esses produtos ou serviços nos seus websites. Normalmente são os Webmasters que se candidatam para essas acções de divulgação e podem fazê-lo através de links, banners e outros tipos de propaganda, recebendo no fim de cada campanha uma comissão pelos resultados obtidos. Em relação às comissões que são pagas aos Webmasters, existem várias, sendo as mais conhecidas a CPA, CPM e CPC.

Significado das Siglas CPL, CPC, CPM, CPA, CPS e CPD


  1. CPL - Significa "Cost Per Lead" e consiste num tipo de comissão em que o anunciante paga ao afiliado (Webmaster) por cada lead válida, sendo a lead o preenchimento de um formulário para registo ou para solicitar mais informações.

  2. CPC - Significa "Cost Per Click" e consiste num tipo de comissão em que o afiliado é pago por cada clique num banner ou link.

  3. CPI & CPM - Significam "Cost per Impression" e "Cost Per a Thousand Impressions", respectivamente. Neste tipo de comissão, o afiliado é pago por cada impressão ou cada mil impressões de página. É bastante rentável em blogs que com bastante visitas diárias.

  4. CPA - Significa "Cost Per Action". Em campanhas do tipo CPA, o anunciante paga ao afiliado por cada pessoa que conclua uma acção ou procedimento, previamente estabelecida pelo anunciante.

  5. CPS - Significa "Cost per Sale", em que o afiliado recebe uma percentagem pelo volume de vendas que este gerou.

  6. CPD - Significa "Cost Per Download" em que o anunciante paga ao afiliado por cada download realizado.O pagamento é feito por cada download gerado.
Num próximo artigo, irei apresentar alguns programas de afiliados. Por agora fico-me só por algumas definições de modo a dar uma pequena ideia aos futuros interessados. Aproveitem e assinem a Newsletter do Bizzarru ou façam gosto na página Facebook.

Se gostaste deste artigo considera assinar a Newsletter.

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Sobre o Autor:
Adicionar caixa sobre autor no rodapé dos posts Facebook | Twitter | Google +

João Paulo Gramacho é o criador do Bizzarru.com onde escreve artigos sobre como ganhar dinheiro, dicas para blogs e técnicas SEO. Além de Webmaster também é licenciado em Química pela Faculdade de Ciências das Universidade de Lisboa.
Reacções:
Blog Widget by LinkWithin